Avião da Varig que está na Serra tem cabine reformada e objeto de Ruben Berta adquirido; data de exposição é confirmada
Aeronave, que estava sucateada, foi adquirida em 2020 por um grupo de ex-funcionários da empresa
Quem já passou pela RS-235, na Linha Imperial em Nova Petrópolis, deve ter se deparado com uma aeronave e se perguntado o porquê dela estar no local. A resposta é repleta de história, afinal, o avião é um Boeing 727, que pertenceu à Varig, histórica companhia área brasileira.
A aeronave, que estava sucateada, foi adquirida em 2020 por um grupo de ex-funcionários da Varig e custou R$ 85 mil. Desde então o grupo VarigVive trabalha para abrir um memorial na Serra gaúcha.
Segundo o aposentado Rubem Bürgel, um dos idealizadores do projeto, que atuou por 35 anos na empresa, algumas licenças ainda são aguardadas. “O Boeing 727, prefixo PP-VLD, já está com a cabine de comando restaurada. A parte externa depende do andamento da licença do complexo Boulevard VarigVive.”
Recentemente, em novembro de 2024, a associação recebeu uma doação inusitada, vinda da Alemanha. O alemão Karlheinz Wittig, deixou em seu testamento o valor de 2 mil euros (R$ 12,5 mil na cotação atual).
“Esse dinheiro poderá ser utilizado em qualquer segmento do Memorial VarigVive. Compramos um painel da cabine e, recentemente, adquirimos a maleta de Ruben Berta [primeiro funcionário e, ex-presidente da Varig]”, explica Bürgel.
O aposentado conta que aguarda o transporte do objeto para o Rio Grande do Sul. “Estamos organizando o 4º VarigVive Day no dia 3 de maio, um sábado. O evento será em Nova Petrópolis e, além da maleta, uma caixa preta, maquetes e outros itens serão expostos”, completa.
A última edição ocorreu em 2023. Em 2024 o evento precisou ser cancelado devido às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.